MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mostra Bienal de Extensão acontece no CEFET-MG

Quinta-feira, 30 de agosto de 2018

foto-3foto-4

A 1ª Mostra Bienal de Extensão está acontecendo ao lado do ginásio no campus 1 do CEFET-MG. A mostra tem como objetivo divulgar as ações realizadas pela Instituição no período de 2015 a 2018. Várias atividades estão disponíveis além das apresentações dos diversos projetos vinculados à extensão. Sendo assim, a extensão funciona como um espaço permanente de troca de conhecimento com os diversos setores da sociedade. Isso possibilita que saberes sejam compartilhados a partir do momento em que a academia leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e recebe dela sinalizações (necessidades, anseios, aspirações) para continuar atuando juntas, além do aprendizado com os saberes (valores e cultura). É por meio da Extensão que a academia efetiva seu contato mais direto com a comunidade na qual está inserida.

Para a Diretora de Extensão, Giani David-Silva, a extensão é uma das formas de popularização da ciência e do fazer acadêmico. Como um dos tripés da academia proporciona a integração de saberes, a interlocução entre pessoas e comunidades, a valorização da diversidade e a ressignificação e reelaboração do saber científico em diálogo com os atores sociais. “Comporta um dos principais espaços de comunicação, integração e trocas entre o ensino, a pesquisa e as comunidades”, diz.  “É uma forma de interação que deve existir entre a Instituição acadêmica e a comunidade na qual está inserida”. Completa ela.

Sobre a extensão

A extensão é o eixo que busca relacionar as comunidades interna e externa, ou seja, da Sociedade e Academia, Ensino e Pesquisa, Arte e Tecnologia, Ciência e Cultura. O movimento para a realização das ações de Extensão é dinâmico e transformador. Dinâmico ao proporcionar o rompimento das fronteiras que separam a academia da sociedade, e transformador ao aliar conhecimentos e ações que possam realmente aproximar pessoas e objetivos, buscando a equidade e o desenvolvimento humano, ético, econômico, tecnológico e cultural da sociedade.