MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Trabalhos são premiados na 14ª Semana C&T

Sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O tema “Ciência para a redução das desigualdades” orientou a 14ª Semana C&T do CEFET-MG, que contou com várias atividades e com a participação de toda a comunidade acadêmica. Foram diversas palestras, seminários, minicursos, mesas redondas, debates, sessões de cinema comentado, lançamento de livros, entre outras atividades.

Em Belo Horizonte, a apresentação dos trabalhos, que foram avaliados por pelo menos 3 avaliadores, aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

Após apuração dos dados, o destaque geral coube ao trabalho ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE QUEIMA DOS ADOQUINS CONFECCIONADOS À BASE DE ARGILA E REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO, da aluna Lunamara Maia Montalvão, orientada pelo professor Paulo Renato Perdigão Paiva.

A premiação por área:

Ciências Biológicas, Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra (dia 16/10)

1º lugar: INTERFERÊNCIA DA MAQUIAGEM E ACESSÓRIOS NO RECONHECIMENTO FACIAL, das alunas: Ana Luisa Martins Brum e Mariana Chaves de Oliveira, orientadas pelo professor  Enderson Neves Cruz e coorientadas por Danielle Mendonça Okamoto, Marcos Antônio da Silva Pinto.

2º lugar: DETERMINAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E QUÍMICA DA PLANTA MEDICINAL PARIRI (ARRABIDAEA CHICA),  do aluno Vinícius Moura Andrade, orientado pela professora Fátima de Cássia Oliveira Gomes e coorientado pela professora Ana Maria de Resende Machado.

3º lugar:  CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA CAPTURA E CONCENTRAÇÃO DE COMPOSTOS DE INTERESSE AMBIENTAIS E DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, das alunas Stephanie Vertelo Porto e Gabriela Santos Caldeira, orientadas pelo professor Patterson Patrício de Souza.

Engenharias (17/10)

1º lugar: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE QUEIMA DOS ADOQUINS CONFECCIONADOS À BASE DE ARGILA E REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO, da aluna Lunamara Maia Montalvão, orientada por Paulo Renato Perdigão Paiva.

2º lugar: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE UM AÇO DUAL PHASE PRODUZIDO POR MEIO DE CICLOS TÉRMICOS DISTINTOS DURANTE DEFORMAÇÃO PLÁSTICA A FRIO POR TRAÇÃO, da aluna Bárbara Moreira de Andrade, orientada pela professora Elaine Carballo Siqueira Corrêa, e coorientada pela professora Nayara Aparecida Neres da Silva.

3º lugar: MODELAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS EM BANDAS DE FREQUÊNCIA ULTRA-LARGAS UTILIZANDO O MÉTODO FDTD, do aluno Felipe Machado de Freitas, orientado pelo professor Sandro Trindade Mordente Gonçalves.

 Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Multidisciplinar (18/10)

1º lugar:  PARCEIROS DO MGTV: VOZ DA COMUNIDADE NO TELEJORNALISMO MINEIRO – DE QUEM É O DISCURSO? da aluna Leila Marli de Lima Caeiro, orientada pela professora Giani David Silva.

2º lugar: O CEFET-MG, DO CABANA DO PAI TOMÁS AO AGLOMERADO DA SERRA:  CONEXÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, da aluna Lorena Fernandes Ferreira, orientada pelo professor  Bráulio Silva Chaves, e coorientada pela professora Cláudia Gomes França.

3º lugar: COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE VALORAÇÃO DE CONTINGENTE E O CUSTO DE OPORTUNIDADE PARA PAGAMENTO AOS PRODUTORES RURAIS DO PROGRAMA CONSERVADOR DAS ÁGUAS, IGARAPÉ, MINAS GERAIS, do aluno Yuri Tarso Miranda Reis, orientado pelo professor Arnaldo Freitas de Oliveira Júnior.

Os trabalhos premiados em cada uma das unidades do interior constam na relação anexa:

RELAÇÃO DE TRABALHOS PREMIADOS  INTERIOR