MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG lança revista Túnel, publicação de divulgação científica

Sexta-feira, 9 de novembro de 2018

“Comunicação entre você e a ciência” é o objetivo da revista, que destaca pesquisas realizadas na Instituição

O CEFET-MG lançou, nesta quinta-feira (8), seu novo produto de comunicação: a Revista Túnel. A revista é mais um instrumento de divulgação científica da Instituição, que foi concebido por meio de um projeto da Coordenação Geral de Divulgação Científica e Tecnológica, da Secretaria de Comunicação Social, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A revista nasceu do desafio de transmitir o conhecimento das pesquisas desenvolvidas no CEFET-MG para um público que não domina o assunto, usando uma linguagem de fácil entendimento, sem, porém, distorcer ou prejudicar a proposta da pesquisa. A palavra túnel significa galeria de seção ampla que se comunica com algum lugar ou liga duas seções. E é este o objetivo da revista: uma ligação entre a ciência e as pessoas, de forma a desmistificar o conhecimento que é produzido nas instituições de ensino. Túnel representa um lugar intermediário, um local de preparação para outra “realidade”. A proposta da revista, então, é levar conhecimento científico e tecnológico para as pessoas e mostrar o quanto ele está presente no nosso dia a dia. Inspirada pelo nome, a revista busca ampliar o debate sobre ciência.

Na primeira edição, a Túnel busca mostrar a diversidade das temáticas que iluminam os pesquisadores de diversas áreas do conhecimento do CEFET-MG. Na seção “Eu faço ciência!”, a publicação destaca um pesquisador do CEFET-MG para falar do seu envolvimento com a pesquisa e a temática que trabalha atualmente. Nesta edição, a conversa é com o professor do curso técnico em Equipamentos Biomédicos, Renato Zanetti, sobre os trabalhos realizados na área de acessibilidade. Em “Memória”, há o resgate de histórias que envolvem a ciência e o CEFET-MG, como a do identificador de chamadas BINA, que foi desenvolvido pelo ex-aluno de Eletrotécnica da Instituição, Nélio José Nicolai.

A cada edição, a revista irá mostrar também os cursos de pós-graduação ofertados pelo CEFET-MG e os grupos de pesquisa da Instituição. Os primeiros são o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e o Grupo de Pesquisa em Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais Cerâmicos (CERAMIC), do campus Timóteo. A seção “Ciência em Casa” vai trazer um fato curioso de algum produto que pode ser desenvolvido e usado em casa. O “Giro da ciência” mostra que a ciência está em todos os lugares: no cinema, na TV, no rádio. E a seção “Deu tese!” tem o objetivo de destacar um tema que virou pesquisa de mestrado e doutorado.

Há, também, nesta edição, a preocupação em abordar a participação da mulher na ciência, entendendo seus desafios e perspectivas. Outros temas incluem as fake news e o YouTube na ciência, em uma conversa com o youtuber Átila Iamarino, que tem em seu canal Nerdologia mais de dois milhões de inscritos.

Confira a primeira edição da revista Túnel.
 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG